Reeducação Alimentar

Comemos para nutrir, mas além disso, comemos por prazer, para ficarmos calmos, para aliviar o nosso stress, por uma necessidade de recompensa, e normalmente nestes casos escolhemos alimentos altamente calóricos. Essa relação de amor e ódio pelos alimentos leva ao aumento de peso e consequentemente a alterações do estado de saúde.

Pensando em facilitar a sua vida, segue uma orientação nutricional que pode ajudar quanto às escolhas alimentares:

Não esqueça que para uma alimentação saudável o ideal é que você consuma de maneira adequada todos os grupos alimentares (carboidratos – preferência para os integrais, proteínas – carnes magras, leite e derivados desnatados, lipídios além de frutas, verduras e legumes) e realize de 5 a 6 refeições por dia. Não esqueça que pular refeições contribui para o aumento de peso.

Lembre-se sempre que quanto mais colorido for o seu prato, você estará ingerindo um aporte mais variado de vitaminas e minerais. Beba pelo menos 2 L de água por dia. Não peque pelos excessos, como devagar e mastigue bem os alimentos.

PIRAMIDE ALIMENTAR

No café da manhã: dê preferência aos pães integrais, iogurte ou leite desnatado, cereais, frutas e queijo branco.

No lanche da manhã e da tarde: você pode optar por uma fruta, uma gelatina ou mix de oleaginosas (misture castanha do pará, castanha de caju, nozes, avelã e consuma de 2 a 3 colheres de sopa desta mistura por dia).

No almoço e jantar: opte por carnes magras grelhadas, legumes cozidos, saladas de folhas, arroz e feijão ou uma massa com molho natural.

Estas dicas contribuem para regular o seu organismo, promover a hidratação, além de melhorar a qualidade de vida, a saúde e auxiliar na manutenção do peso corporal. Assim você ficará saudável, feliz e de bom humor.

ASSINATURA

Tagged: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *